Bardos: Histórias e Características não exploradas

por JogueRPG
Bardos no RPG

Nesta apresentação, vamos nos deparar com as inspirações e historia dos personagens históricos que contribuíram para a criação dos bardos que conhecemos hoje em dia. Também veremos como a ideia de poderes mágicos se uniram com o conceito artístico da classe. Veremos no trecho final da apresentação, os efeitos positivos que a música exerce sobre a mente humana. Boas histórias a todos!

Inspirações

Os bardos tem origem através de inspirações históricas como a lenda do Flautista de Hamelin, onde um flautista era contratado para tocar sua flauta e encantar os ratos da cidade, que estavam espalhando doenças.

Flautista Medieval, Bardos
Flautista Medieval

Os Fili, poetas celtas da Irlanda também inspiram nossos contadores de história. Um dos registros mais conhecidos é o “livro de Taliesin”, com 56 poemas medievais, virando até mesmo nome de um álbum do Deep Purple.  Taliesin foi, provavelmente, um bardo galês do século VI, que escreveu poemas para cerca de três reis bretões diferentes.

Taliesin, Bardos
Ilustração de Taliesin
“The Book of Taliesin” – Deep Purple

Duas figuras históricas ligam o termo “bardo” à definição daquele que conta histórias e memoriais. Uma delas é Homero, do século Vlll A.C, autor das obras “Ilíada” e “Odisseia”, outra figura histórica é Willian Shakespeare (1564-1616), poeta e dramaturgo da língua inglesa, e detentor do titulo de autor mais traduzido de todos os tempos.

Homero
Homero

Willian Shakespeare
Willian Shakespeare

As personalidades e algumas habilidades do Bardo de RPG são ligadas a estes Bardos históricos, que estão ligados a preservação da história pela escrita, mesmo que alguns deles pudessem dar uma palinha. Já os atributos, e até a vestimenta, são inspirados em artistas europeus da idade média, chamados “menestréis”.

Os Menestréis eram artistas que cantavam, dançavam e faziam até mesmo apresentações circenses. Eram contratados por nobres para entretenimentos. Esses artistas também, ao ficarem estabelecidos em uma corte, ficaram conhecidos como “Trovadores”. (O Trovadorismo Medieval foi primeiro movimento literário da Língua Portuguesa).

Menestrél, Bardos
Imagem de um típico menestrel da Idade Média

Bardos no RPG

A origem dos Bardos no RPG como classe de personagem vem do D&D. Bardos misturam características de magos, guerreiros e ladinos, os tornando uma boa classe de suporte, ou até mesmo, os tornando bons espiões. As Funções de um bardo nas campanhas variam desde dar suporte com buffs através de canções até mesmo utilizar uma gama de magias, causando bastante dano.

Os atributos mais importantes para os bardos são a DEX e o CAR (no D&D, o Bardo tem o CAR como base para as magias) e tem como foco de magia, o canto ou seus instrumentos musicais. Nossos artistas podem usar canto, instrumentos musicais, danças ou poesias como forma de invocar “magia arcana”.

Bardos
Bardos

A ideia de que Bardos são pessoas que utilizam de instrumentos mágicos ou de que seu canto ou sua dança podem causar efeitos incríveis vem da visão de alguns povos antigos, que acreditavam que a música poderia causar efeitos mágicos ou que fossem benéficos para tal situação.

Paul Veyne

Paul Veyne, em “Os Gregos acreditavam em seus mitos?” estuda a respeito da ideia de magia como mito, metáfora ou crença real. Na Grécia Clássica, este conceito fica mais claro. Pitágoras usava a musica para ensinar e entender matemática. Sirenes usavam sua voz para hipnotizar marinheiros. A música também dita parte das características de um povo, com músicas típicas, características de algum povo ou região.

A música também está presente em vários rituais religiosos como peça essencial para tal crença.

"Os Gregos acreditavam em seus mitos?"
“Os Gregos acreditavam em seus mitos?”
Paul Veyne
Paul Veyne

Campanhas Contemporâneas

Ultimamente, Bardos não são muito explorados em campanhas contemporâneas por algumas razões possíveis – lembre-se de conferir em nossa postagem sobre Sistemas de RPG e suas Singularidades – . A primeira Razão plausível para que isso ocorra é que o foco de algumas campanhas contemporâneas é simular o que seria o comportamento da vida real. Bardos são conhecidos na cultura pop por serem pessoas mágicas usando seus instrumentos.

Sendo assim, há uma dificuldade em encaixar a classe nesse tipo de campanha. Outro motivo possível poderia ser o fato de que, com tantos recursos tecnológicos disponíveis neste tipo de campanha, com classes de personagens mais atuais como médicos, Escritores, Jornalistas e até mesmo Políticos e Espiões, faltariam funções para nosso bardo, que em um cenário medieval, poderia muito bem focar em pontos do aspecto histórico, social, artístico, militar ou político.

Os bardos, em um cenário atual, são descritos como músicos, trovadores ou contadores de história que sempre tentam tirar vantagem do que contam. Eles são usados para representar artistas de diversas áreas. Mas as habilidades dos bardos podem ser mais exploradas dentro de uma campanha contemporânea ou até futurista devido ao poder que a musica tem sobre as mentes das pessoas. Algo que já foi comprovado pela ciência hoje em dia.

Bardos
Bardos

Questões Científicas

A IBCMED publicou em 2019 uma matéria sobre 10 efeitos da musica sob nossa mente, coração e saúde com base em estudos do “Correio Braziliense”, “Equipe Biosom” e “Collective Evolution”. Estão listadas aqui, de acordo com a IBCMED, tais benefícios da música:

  • Sua playlist afeta o seu jeito de andar: Pode ser inconsciente, mas nossos pés automaticamente nos ajudam a acompanhar o estilo de música que estamos ouvindo. Assim, uma simples música que está em nossa mente pode ocasionar uma mudança no nosso jeito de andar.
  • Cantar exercita o coração: O ato de cantar, por meio dos movimentos que realizamos durante a cantoria da música, nos ajuda a exercitar o coração. Além disso, o ato de cantar também ajuda a exercitar os pulmões e libera endorfinas, que faz com que nos sintamos bem.
  • Melhora a memória: A música influencia diretamente no desempenho da memória. Por exemplo, as músicas de Mozart ou o estilo barroco chegam a provocar 60 batimentos por minuto, e esta atividade ativa o cérebro esquerdo e direito. Quando ocorre esta ação, de maneira simultânea, o corpo auxilia no aprendizado e na retenção de informações, por meio do processamento delas.
  • Diminui a Dor: Um dos efeitos da música, de acordo com estudos realizados na Inglaterra, contribui para a redução da dor crônica, bem como de outras situações dolorosas. Além disso, a música diminui as incidências de depressão em até 25%.
  • Ajuda na concentração: Ouvir música – do estilo clássico – ajuda a relaxar e, por isso, aumenta a capacidade de concentração em todas as faixas etárias e níveis de habilidade.
  • Contribui para relaxar: Como dissemos no item anterior, o efeito da música ajuda a relaxar. O ato de ouvir música como pop e jazz contribui para trazer o efeito restaurativo. Além disso, a música clássica acelera os efeitos, pois a pressão sanguínea é normalizada bem mais rápido.
  • Aumenta o Romance: De acordo com pesquisas, em um encontro, 52,3% das mulheres entregam o número do telefone após terem vivenciado um encontro ao som de música romântica. Em casos de música neutra, a porcentagem cai para 27,9%.
  • Motiva a Realizar Atividades Físicas: Segundo estudos, atletas que correram com músicas rápidas ou músicas motivacionais conseguiram atingir um resultado melhor, quando comparado aos que não ouviam música ou que ouviam música lenta. Portanto, se você vai correr e quer um melhor desempenho, não se esqueça da música.
  • Influencia sua percepção de Mundo: A música que você escuta costuma definir a forma como você pensa. O principal motivo é que a música prevê a personalidade dos ouvintes. Pesquisas apontam que pessoas que ouvem jazz, blues e folk costumam ser mais estáveis emocionalmente.
  • Melhora a qualidade do sono: Novos estudos apontam que pessoas que ouvem músicas relaxantes conseguem ter um sono ainda melhor, quando comparado às pessoas que não ouvem. As pessoas que sofrem com insônia podem seguir esta dica.

E com isto…

Dadas as possibilidades e formas de aplicação da arte de forma cientifica, politica, social e cultural, ainda há bastante espaço para nossos queridos bardos em campanhas contemporâneas e futuristas. Com a amostra do papel dos bardos e menestréis na história, além do papel da arte na moldagem da característica dos povos e também a comprovação da efetividade da música em relação a nossas mentes, o poder desta classe pode ser potencializado de acordo com os dados apresentados aqui.

Assim, a complexidade do poder e a importância dos Bardos podem ser exploradas de forma mais detalhada, permitindo com que a classe se torne ainda mais versátil e que seus poderes possam ser efetivos, tanto de forma psíquica, quanto magica, proporcionando ainda mais diversão para a classe.

E aí? O que acha de adicionar bardos na sua campanha?

Posts Relacionados

0 0 Votos
Avaliação
Inscreva-se
Notificar sobre
guest
1 Comentário
Mais votado
Mais novo Mais velho
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
NeyNey

Bardos são a MELHOR CLASSE!

1
0
Iríamos amar sua opinião, por favor comente!x
()
x