O RPG (Role-Playing Game) é um fascinante estilo de jogo onde as pessoas assumem os papéis de seus respectivos heróis, embarcando em uma aventura que pode variar entre um simples esbarrão no meio da rua, até guerras milenares!
Como tal, as pessoas podem escolher entre as mais diversas raças, as mais diversas armas e até os mais diversos cenários, mas, este é apenas uma parte do real significado de um RPG.
Ao definir a campanha que o grupo irá enfrentar, geralmente escolhe-se também o sistema de RPG que eles irão usar no decorrer do jogo. Os sistemas correspondem a um aglomerado de regras que eles irão utilizar para definir suas ações, perícias, vantagens, pontos, etc. Nem sempre as pessoas utilizam-se de sistemas puros, podendo muito bem mesclar sistemas ou até mesmo desenvolver o seu sistema próprio para a campanha que deseja administrar, afinal, o importante em um RPG é a diversão.
Dentre os inúmeros sistemas de RPG já criados até então, existem alguns que se destacam da maioria, seja pela importância histórica que possuiu, por algum sentimento especial que pode passar, por um público muito ativo, dentre muitas outras coisas, e é sobre isso que abordaremos aqui. Então, sem mais delongas, vamos lá!
GURPS
O GURPS (Generic and Universal Role Playing System) foi publicado em 1986, e até hoje reúne enormes fãs pelo Brasil e o mundo. Conhecido por muitos como o sistema de RPG mais realista, ele desenvolveu diversos suplementos pela sua jornada, entregando conteúdo para seus jogadores, independente de quais situações eles desejam colocar em suas aventuras.
Dentre suas características mais notáveis está sua modularidade. Ou seja, existe um conjunto de regras do sistemas, chamadas de núcleo, ao qual são adicionadas outras regras para construir o jogo que desejam. Basicamente, todo sistema possui um grau de modularidade, no entanto Gurps se encarrega de ter um altíssimo grau.
Além disso, o GURPS pode ser simulacionista, também em alto grau, fazendo o jogador ter um alto controle sobre as suas ações baseadas nas escolhas, respeitando as regras do jogo. Um exemplo disso é que, no GURPS, um bônus de +1 no equipamento pode elevar as chances de acerto de maneira significativa.
Por fim, GURPS é um sistema onde a interpretação da personagem age de maneira Explícita, graças ao sistema de Qualidades e Defeitos, que são realizadas quando um fator externo surge. E, embora isso exista em sistemas bem mais antigos, a peculiaridade aqui é que no GURPS existe uma alta nuance da interpretação das ações do personagem. Ou seja, um personagem tem uma fobia leve em palhaços é bem diferente de uma personagem com fobia média em palhaços, principalmente por conta da dificuldade em fugir de tal defeito.
Dungeons & Dragons
Dungeons & Dragons foi publicado pela primeira vez em 1974, nos Estados Unidos, sendo um dos primeiros sistemas a ser desenvolvido.
A maior característica de D&D está na sua capacidade de aprendizagem. Ele está longe de ser o sistema mais fácil de todos, no entanto, devido à uma série de características, ele é um dos sistemas indicados para novatos.
D&D é o início de todos os outros sistemas, em sua grande maioria, sendo um dos mais desenvolvidos até então. Por ser um dos mais conhecidos, ele possui muito material para ser utilizado.
É comum entrarmos em um campanha de D&D e encontrarmos players novatos jogando, pois ele serve de introdução para uma grande gama de pessoas, no entanto, não se deve julgá-la por isso, afinal, muitos veteranos o utilizam pelo seu extenso material.
Tormenta
Tormenta surgiu em 1999 na revista Dragão Brasil, e, embora todos os sistemas tendem a permitir as mais diversas campanhas, a história do próprio Tormenta trata de levar seus jogadores para mundos tão extravagantes.
Tormenta possui um mundo riquíssimo, como o mundo de Arton, por exemplo. As divindades e seres também são fantásticos, se igualando ao próprio sistema.
Tal sistema precisa de um pouco mais de interpretação devido à alguns manuais mais complexos ou de difícil interpretação, mas nada que o mestre não possa resolver junto dos jogadores. Na minha opinião, o Tormenta utiliza a melhor versão de D20, possuindo um cenário repleto de enredo e atualizações frequentes.
Além do mais, Tormenta é um sistema desenvolvido originalmente no Brasil, possuindo uma grande força e fanbase no território brasileiro. Com isso, é bem mais fácil de adquirir materiais e informações atualizadas em nossa língua, tornando assim um sistema mais próximo de nós.
Sistema Daemon
Daemon é um sistema de RPG que foi de desenvolvido por volta de 1992. Assim como Tormenta, ele é um sistema nacional, que passou a ganhar fama a partir de 1995.
Dentre suas diversas qualidades, uma de suas maiores está na fluidez do sistema. Ele possui uma facilidade de uso e, como tal, de aprendizagem, tendo em vista que disponibiliza de diversos materiais e livros, enquanto que não possui a dificuldade que muitos sistemas de porte semelhante possuem.
Além do mais, ele se beneficia da fácil capacidade de se adaptar aos cenários, podendo jogar tanto uma aventura no faroeste, quanto uma aventura cyberpunk, ou então desde um horror até o épico fantástico.
Ele ainda precisa de uma atualização no sistema, possuindo alguns problemas quanto à alguns aprimoramentos desproporcionais, mas, nada que não possa ser resolvido de acordo com a campanha. No mais, ele é um sistema genérico de ótima adaptabilidade dos vários estilos de jogo, e vale muito a pena aprendê-lo para desbravar as inúmeras aventuras que ele permite.
Fora esses, ainda existem vários outros sistemas de RPG, dos quais podemos voltar a falar sobre em outras matéria! Fiquem ligados!
[…] Bardos não são muito explorados em campanhas contemporâneas por algumas razões possíveis – lembre-se de conferir em nossa postagem sobre Sistemas de RPG e suas Singularidades – . A primeira Razão plausível para que isso ocorra é que o foco de algumas campanhas […]